web site visitor stats
Visitantes

domingo, 22 de julho de 2007

Acredito que todos nós já fomos alvo de uma fofoca ou participamos de uma. E na igreja as coisas não são diferentes. Afinal a igreja somos nós e sendo nós humanos, erramos com freqüência.
A bíblia fala várias vezes do poder de nossas palavras, poder de dar vida e de matar. Vejamos algumas delas antes de prosseguir.
  • Prov. 6:2 - ...estás enredado pelos teus lábios; estás preso pelas palavras da tua boca.
  • Prov. 10:19 - Na multidão de palavras não falta transgressão; mas o que refreia os seus lábios é prudente.
  • Prov. 12:6 - As palavras dos ímpios são emboscadas para derramarem sangue; a boca dos retos, porém, os livrará.
  • Prov. 12:18 - Alguém há cuja tagarelice é como pontas de espada, mas a língua dos sábios é medicina (saúde).
  • Prov. 12:25 - A ansiedade no coração do homem o abate; mas uma boa palavra o alegra.
  • Prov. 15:1 - A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.
  • Prov. 15:23 - O homem alegra-se em dar uma resposta adequada; e a palavra a seu tempo quão boa é!
  • Prov. 18:8 - As palavras do difamador são como bocados doces, que penetram até o íntimo das entranhas.
  • Prov. 29:20 - Vês um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há para o tolo do que para ele.
  • Mateus. 12:36 - Digo-vos, pois, que de toda palavra fútil que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo.
  • Mateus. 12:37 - Porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado.

Nossas palavras podem gerar vida ou trazer tristeza, rancor e até mesmo morte a alguém. É muito importante medirmos o que falamos das pessoas. Na bíblia também fala que nossa boca fala daquilo que nosso coração está cheio. Se só falamos coisas ruins fico imaginando o que deve estar dentro de nossos corações.

Deus tem bons pensamentos a nosso respeito, como também tem bons planos para nós. Apesar de nossos erros não consigo imaginar Deus conversando com os anjos e contado para eles quantos defeitos nós temos. Para Ele somos a coisa mais importante no universo, e sempre que pedindo perdão e nos arrependemos Ele deixa nossos erros para traz.

Ele nos chamou para amar uns aos outros mais do que a nós mesmos, a ponto de entregarmos nossas vidas uns pelos outros. No entanto, quando falamos mal de alguém e difamamos esta pessoa estamos não apenas trabalhando para a destruição desta pessoa mas nos colocando em um nível mais elevado do que ela. E o pior e´que muitas vezes falamos de algo que ouvimos e que pode nem mesmo ser verdade. E com o jeitinho brasileiro de dar mais emoção as histórias acabamos aumentando a historia cada vez que ela é contada.

Creio que a fofocá é uma das maiores e mais sutis estratégias do inimigo no nosso meio. Uma de suas estratégias para nos dividir, pois uma exército que luta entre si não conseguirá vencer o inimigo. Como pode um exército atirar em si mesmo?

O pior é ver quando uma pessoa cai em um pecado e está ferida, nós vamos lá e ajudamos o inimigo a destruir qualquer possibilidade de restauração, apenas usando nossas palavras para ferir ainda mais. A hipocrisia após a fofoca é algo mais terrível ainda, porque francamente, quando vemos algo assim dá vontade de rir. E é um testemunho terrível para quem não é cristão ainda.

Falamos mal de alguém e depois cumprimentamos a pessoa como se nada tivesse acontecido. A verdade é que não agimos ou pensamos como deveríamos. Julgamos ser superiores e mal vemos o quanto somos pecadores, pobres e nus. Não podemos ficar esperando que os outros mudem, temos que mudar a nós mesmos, pois o julgamento perante Cristo será individual.

Porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado.

Dornelles

1 Comment:

SOS Líder JA said...

Uma das minhas prioridades na vida é que minhas palavras sejam somente carinho pro seu coração.

Que Deus nos abençoe até o Céu e que nossas vidas sejam abençoadas pelas palavras que dissermos e pelas que ouvirmos.

Adoro vc, Querido.